
11 maio Risco de surtos de ansiedade e depressão na crise do Covid-19
A COVID-19 é o caso mais recente de pandemia no mundo, com o contágio espalhando-se rapidamente por uma grande quantidade de regiões do planeta, inclusive em nosso país. Com tudo isso acontecendo, se fez necessário o máximo de isolamento social possível para que assim possamos proteger quem amamos e também a nós mesmos. Neste cenário, além de termos que nos habituar com todos os novos comportamentos que os novos cuidados de saúde exigem, como o uso de mascaras, também somos bombardeados o tempo todo por informações.
A rotina hoje mudou e passamos por muitas incertezas, o que gera medo e ansiedade; que podem provocar depressão, TOC e outras doenças que afetam nossa saúde mental. Por isso, Precisamos ficar atentos a certos sintomas, pois às vezes, eles podem ficar mais graves e sair de nosso controle.
Alguns Sintomas de Ansiedade:
– Sentir-se muito agitado com frequência;
– Ficar nervoso com frequência;
– Ficar desanimado com frequência;
– Quando contrariado perder o controle;
– Sentir tensão muscular, tremor, sudorese, taquicardia, dor de estômago;
Alguns sintomas de Depressão:
– Ter vontade de chorar com frequência;
– Sentir muita tristeza, vazio e desamparo;
– Ter insônia ou sono excessivo;
– Sentir desmotivação ou falta de interesse pelas coisas;
-Sentir falta de esperança;
Se está experimentando alguns destes sintomas de forma persistente por mais de uma semana; busque a ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra. O Sintonia, centro de atendimento psicológico popular, está a sua disposição para atendimentos presenciais ou online. Se necessário, busque ajuda. Sua saúde mental é muito importante.